sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Romantismo
O Romantismo como escola literária tem suas primeiras manifestações nos paises europeus mais desenvolvidos, como a Alemanha e a Inglaterra. O romance werther, do alemão Goethe, foi o marco inicial. Na Inglaterra, os maiores representantes foram Walter Scott com a obra Ivanhoé e Lord Byron, que se adequou à linha ultra-romântica.
A França foi a grande propagadora do Romantismo com Chateaubriand e sua obra Mme. Stael.
A escola romântica está intrinsecamente ligada a dois grandes movimentos: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Em Portugal, teve início com a obra “Camões” de Almeida Garret (1825).
No Brasil, tem início com a publicação da obra “Suspiros Poéticos e Saudades” de Domingos José Gonçalves de Magalhães, (1836)
O Espírito romântico (estado de alma, temperamento): uma constante universal caracterizada pelo relativismo; pela busca da satisfação na natureza, no regional, no pitoresco, tendo na imaginação o meio para fugir do mundo, com o qual o “eu artístico” entra em conflito. Apóia-se na FÉ, na LIBERDADE, na EMOÇÃO, na IDEALIZAÇÃO, DA REALIDADE.

O Romantismo é entendido, atualmente, como uma constelação de traços que evidencia a dominância do espírito romântico, resumido nos seguintes pontos:
 COSMOVISÃO MARCADA PELO CHOQUE COM O COTIDIANO:
 As mudanças sociais, econômicas e demográficas emergentes desde o “Séc. Luz” tiveram conseqüências traumatizantes: o homem vive as contradições próprias da Revolução Industrial e da burguesia ascendente.
Classes não definidas: nobreza; a grande e pequena burguesia; o velho campesinato; o operariado emergente.
CARACTERÍSTICAS:
 IMAGINAÇÃO CRIADORA:
Os artistas revelam-se criadores de mundos imaginários e crentes deles, do choque entre o eu - artístico e o mundo.
SUBJETIVIDADE:
Revela a realidade através de atitudes pessoais; não seguindo nenhum modelo; traz à tona plena liberdade no seu mundo interior e subjetivo.
ESCAPISMO:
A partir dos sonhos e das emoções pessoais, o poeta idealiza um mundo imaginário; entre o mundo sonhado e o concreto evade-se para a solidão, para o desespero, para o suicídio, para a morte: tema muito preferido pelos românticos.
SENSO DE MISTÉRIO:

A realidade para o artista romântico aparece envolta de elementos sobrenaturais: o terror, o mistério, o inefável. Surpreendido pela vida, na medida em que varia o seu estado de espírito, o poeta mergulha na indefinível busca, daí o gosto pelo noturno.
SOLIDÃO:
Inadaptado ao mundo real / concreto, e por achar-se incompreendido, o poeta resolve realizar um profundo mergulho no seu mundo interior.
REFORMISMO:
Ao sair do isolamento, o artista se propõe reformar o mundo, daí o sentimento revolucionário que o insere nos movimentos sociais literários (Castro Alves). Uma exacerbada admiração por personagens militares e políticas (Sousândrade).
FÉ:
O escritor romântico acredita em si mesmo, no mundo que dá vida, na intuição = SENTIMENTALISMO. Contra os ditames da razão e da lógica = ILOGISMO; opõem-se ao racional e é conduzido a vivenciar uma instabilidade emocional, que se traduz em atitudes antiéticas ou paradoxais.
CULTO DA NATUREZA E GOSTO DO PITORESCO:
Gosto pelas ruínas e paisagens. A natureza é o lugar de refrigério, de inspiração, como: florestas virgens, terras distantes, paisagens orientais. É o lugar do homem em seu estado natural = “mito do bom selvagem, de Rousseau”.
EXAGERO:
O romântico não admite meio termo. Qualidades e defeitos são radicalmente colocados.
 Ânsia de glória, Função
 Idealização da mulher
 Fugindo aos elementos temáticos, opta pelas metáforas propensão à imagística, mistura de gêneros, nova ficção na poesia, variação no romance, renovação no teatro.
FATORES RESPONSÁVEIS PELO CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL
 Corte portuguesa no Brasil;
 Período Joanino (1808 a 1821);
 Abertura dos portos;
 Implantação da imprensa;
 Independência do Brasil (1822);
 Abdicação de D. Pedro II (1831);
 Regências;
 Fundação do Banco do Brasil;
 Inauguração da Biblioteca Real;
 Criação dos Tribunais das Finanças e Justiça;
 Permissão para o livre exercício para toda espécie de indústria;
 Criação das fundações da Academia Militar e Academia de Cirurgia;
Manifestações artísticas:
Pintura: expressa a liberdade de criação, predominando a emoção; rompendo regras; Ex: Pedro Américo, Drebet e Vitor Meireles.
Escultura e Arquitetura: registram pouca novidade, permanecendo o estilo anterior, o Neoclássico.Muitas vezes retomando o estilo gótico (medieval).
Música: Abandono das regras clássicas; levavam para a música os estados as alma, sentimentos, paixões; predomina o caráter subjetivista. Representantes: Chopin, Shubert e Beethoven, Liszt e Wagner. Repr. brasileiros: Carlos Gomes; Chiquinha Gonzaga.
Gerações Românticas.
 Primeira Geração: Nacionalista ou Indianista
Autores: Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre;
 Segunda Geração: “Mal do Século” ou Byroniana
Autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
 Terceira Geração: Condoreira ou Hugoana
Autores: Castro Alves, Tobias Barreto, Sousândrade e Bernardo Guimarães.
Prosa: Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida e José de Alencar.
* modalidades da obra alencarina: romances urbanos ou de costumes; históricos; regionais; rurais e indianistas.

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